top of page

Assistência Espiritual

   Nossas atividades são organizadas em conjunto com os benfeitores espirituais de maneira a acolher às pessoas que procuram e frequentam o CECIPE em busca de apoio, esclarecimento, consolação e amparo para vencer suas dificuldades. São ações fraternas baseadas no Evangelho de Jesus e na Doutrina Espírita, realizadas a favorecer o equilíbrio espiritual.

 

   Acreditamos que o homem é um ser espiritual, eterno, perfectível, e que o desenvolvimento da sua religiosidade é fundamental para sua transformação e felicidade. Neste estado de coisas, onde as metas são espirituais e os estímulos do mundo são temporais, buscamos tornar o CECIPE uma das muitas “Ilhas de Luz” que, por meio de ações coordenadas, auxiliam o indivíduo a manter o foco nas metas espirituais, visando a construção de um mundo mais fraterno. Todas as atividades mediúnicas são realizadas em sintonia e parceria com a Equipe Espiritual responsável pelo CECIPE. Confiamos nos Benfeitores Espirituais e Orientadores da nossa Casa na execução das tarefas.

 

   Para manter o funcionamento dessa estrutura contamos com o apoio de voluntários que doam horas de dedicação, de amor e de caridade ao próximo. A Casa possui voluntários de apoio e voluntários médiuns. Os voluntários de apoio colaboram na recepção recebendo os visitantes e frequentadores, seja no corredor auxiliando as atividades mediúnicas e na orientação dos frequentadores e seja na Secretaria da DAE auxiliando na administração geral da Diretoria. Para ser um voluntário de apoio é necessário que a pessoa esteja participando ou tenha concluído o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE.

 

   Para ser um voluntário médium e participar das atividades mediúnicas, é necessário que a pessoa tenha concluído o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE, o Curso de Estudo e Educação da Mediunidade, parte Teórica e Prática, e o Curso de Formação de Passistas, sendo que, estes últimos, necessariamente, sejam cursos ministrados no CECIPE. Para fazer parte dos trabalhos mediúnicos da Casa, o voluntário médium inicia pela atividade do Passe, após ter concluído as etapas descritas acima e recebido treinamento específico para atuar como passista.

Para mais informações sobre as atividades abaixo, acesse:

Atendimento Fraterno

   O Atendimento Fraterno é a recepção, o acolhimento e os esclarecimentos básicos a todas as pessoas que assim o desejarem, dentro dos princípios do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita.


   O Atendimento Fraterno é orientação e esclarecimento às pessoas que desejam se informar, estudar ou mesmo conhecer a Doutrina Espírita e o trabalho espírita. Acolhe-se, ainda, todos que desejam fazer uma visita e/ou integrar-se às atividades da Casa.


   Através do diálogo fraterno é levado acolhimento, esclarecimento e consolo às pessoas que atravessam momentos difíceis em suas vidas, necessitando, portanto, de uma palavra amiga ou de um esclarecimento fraterno. Proporciona a oportunidade de a pessoa expor livremente, em caráter privativo, suas dificuldades, fornecendo-lhe breves orientações evangélico-doutrinárias para compreensão de seus problemas, assim como encaminhá-la aos recursos espirituais que a Casa Espírita possui.


Horário de atendimento:

  • Terças-Feiras:    20h;

  • Quintas-Feiras: 20h.

Tratamento Espiritual

   Muitas pessoas buscam tratamento espiritual para alívio em suas dores e problemas. Nos esclarecem os Benfeitores Espirituais que, as doenças que invadem nosso corpo, seja físico ou espiritual, são energias de baixa vibração com as quais sintonizamos ou emitimos em desarmonia com as Leis Divinas. A dor e o sofrimento aparecem nos convidando ao refazimento do equilíbrio e da harmonia. As dificuldades que vivemos são etapas necessárias a semear o amor em nosso coração.

   O Tratamento Espiritual propõe o reencontro com a harmonia e acabar com a fonte do desequilíbrio. A compreensão das Leis Divinas e o auto aprimoramento modificam a forma como encaramos o mundo. Nosso objetivo é ampliar a visão das pessoas que buscam a assistência dos Espíritos, através do Tratamento Espiritual, tornando-as mais receptivas ao auxílio da espiritualidade superior e capacitando-as a reverter a situação de desarmonia em que se encontram. Lembremo-nos de que Deus é Pai, sábio e misericordioso para com todos nós. Podemos alcançar suas bênçãos através dos pensamentos no bem, das modificações interiores e da força de vontade. A resolução e cura de nossos problemas dependem do nosso esforço, da mudança de atitude e do nosso merecimento.


   O tratamento espiritual oferecido pelo CECIPE é composto das seguintes ações terapêuticas:


Etapas integrantes do Tratamento Espiritual:

 

  • Preleção: Acolhimento das pessoas que irão fazer tratamento espiritual, realizada meia hora antes da consulta. Os interessados recebem orientações necessárias sobre e como fazer o tratamento espiritual.

  • Palestras Públicas: Ocorrem em reuniões públicas, com explanação de temas relacionados com a Doutrina Espírita e o Evangelho de Jesus, voltadas ao esclarecimento e consolação. Destaca-se a importância de participar das palestras, pois são nelas que a equipe de Benfeitores Espirituais inicia o atendimento espiritual aos que estão em tratamento espiritual.

  • Consulta Espiritual: Atendimento feito por um Médium Consultista com conhecimento do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita, que aconselhará e prescreverá o tratamento espiritual, segundo orientações recebida dos Benfeitores espirituais. Nessa etapa são prescritas a quantidade de dias e o horário do tratamento.

  • Passes: É uma atividade pública onde se realiza a transmissão de energias fluídicas de uma pessoa – conhecida como Médium passista – para outra pessoa que as recebe, em clima de prece, com a assistência dos Espíritos Superiores.

  • Desobsessão: É uma atividade semipública, para as pessoas que estão em tratamento espiritual no CECIPE. Nessa atividade se realiza o serviço de assistência aos Espíritos necessitados, realizada por trabalhadores que possuam conhecimento e formação espírita compatível com a seriedade da tarefa. Auxilia os encarnados e os desencarnados envolvidos em processo de reajuste espiritual.

  • Final de Tratamento: É uma atividade semipública para as pessoas que concluíram o tratamento espiritual da Casa.

  • Tratamento Espiritual durante o sono: Durante todo período de tratamento, ocorrem visitas espirituais na casa da pessoa que está em tratamento, em dia e horário prescritos pelos Benfeitores Espirituais no momento da consulta. Nessa visita espiritual é fluidifica a água do tratamento e realizado passe espiritual.

   O Tratamento Espiritual não tem nenhuma relação com a Medicina, com Curas Médicas ou quaisquer práticas da Medicina convencional. Os procedimentos relacionados com o Tratamento Espiritual se referem exclusivamente ao bem-estar energético e espiritual que determinam as condições de harmonização do paciente. Não recomendamos a interrupção de nenhum tipo de tratamento médico convencional. As pessoas interessadas devem procurar o CECIPE no dia e horário abaixo.


Horário de atendimento:

  • Quartas-Feiras às 20h.

Passes

   Passe é a transmissão de energia feita por um Médium por meio da imposição das mãos. Essa energia é composta dos fluidos magnéticos do médium e dos fluidos espirituais dos Benfeitores Espirituais, não é uma simples transmissão de energia animal (magnetização). A aplicação do passe tem por finalidade: auxiliar a recuperação da harmonia física e psíquica, substituindo os fluidos deletérios por fluidos benéficos; equilibrar o funcionamento de células e tecidos lesados; promover a harmonização do funcionamento de estruturas neurológicas que garantem o estado de lucidez mental e intelectual do indivíduo. A pessoa que recebe o passe, reconhece melhorias em sua vida, desde os pensamentos, atitudes e até mesmo na disposição, pois essa intervenção promove o funcionamento saudável de seus corpos físico e espiritual.

 

   O passe começa a partir do momento em que o médium que irá transmitir as energias, se conecta e pede a assistência de Benfeitores Espirituais que fornecerão os fluidos espirituais, e, em conjunto com sua energia (magnetismo) transmite à pessoa que receberá o passe. Quando a pessoa começa a receber as energias do médium, que está em contato direto com os bons Espíritos, sua mente precisa estar relaxada e principalmente com os sentimentos livres para recepção, porque só assim receberá os benefícios do passe. Para Emmanuel, assim (…) como a transfusão de sangue representa uma renovação das forças físicas, o passe é uma transfusão de energias psíquicas, com a diferença de que os recursos orgânicos são retirados de um reservatório limitado, e os elementos psíquicos o são do reservatório ilimitado das forças espirituais. Livro O Consolador, psicografado por Chico Xavier).

 

   São diversos os benefícios que essa transmissão de energia oferece, citamos bem-estar, equilíbrio, limpeza espiritual, ameniza as angústias, dores e a raiva, nos integra aos Planos Superiores do amor, fornece empatia. Por fim, vale ressaltar que o passe tem a função de equilíbrio espiritual, mas, para ser completa a ação do passe, é necessário que a pessoa que está recebendo acredite e permita ser banhado por essa boa energia, capaz de proteger e limpar profundamente.


Horários de atendimento:

  • Terças-Feiras: 15h e 20h;

  • Quintas-Feiras: 20h.

bottom of page