Estudo da Doutrina Espírita

Mais informações sobre as atividades abaixo, acesse: Programação Semanal

 

 

Está disponível na Página Inicial do Site: Calendário de estudos.

 

 

 

 

[…] educar uma criança e um jovem à luz do Espiritismo é semear luz pelos caminhos do futuro…Vianna de Carvalho

 

Evangelização Espírita Infanto-Juvenil

Evangelização Espírita Infantojuvenil é toda a atividade voltada ao estudo da Doutrina Espírita e à vivência do Evangelho de Jesus junto à criança e ao jovem.

 

Sua ação visa:

– promover a integração do evangelizando consigo mesmo, com o próximo e com Deus;

– proporcionar o estudo da lei natural que rege o Universo e da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal” (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Preâmbulo); e

– oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como ser integral, crítico, consciente,  participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo a toda perfeição de que é suscetível. (Cecília Rocha e equipe. Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infantojuvenil. 4. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2011.)

 

 

No CECIPE, oferecemos:

Evangelização Maria de Nazaré – EMANA – Crianças de 03 até 12 anos

Juventude Espírita André Luiz – JEAL-Jovens de 13 anos em diante

Grupo de Pais Meimei – GPM-Responsáveis pelas crianças e pelos jovens frequentadores

Para as atividades de Evangelização de crianças de 03 até 12 anos utilizamos as Apostilas da FEB.

– Nas atividades de Evangelização com os jovens, dos 13 aos 18 anos,  são realizados estudos, palestras e dinâmicas, à luz da Doutrina Espírita, dos temas sugeridos pelos próprios jovens.

– Nas atividades junto ao Grupo de Pais são tratados temas referente à família e à sociedade.

– São realizadas campanhas beneficentes com as crianças: doação de gêneros alimentícios e de higiene para as famílias catalogadas na atividade Campanha da Fraternidade “Auta de Souza” do CECIPE.

– As atividades referentes a artes em geral, estão inseridas no horário das aulas como recurso de aprendizagem.

Os cursos acontecem aos sábados, de 09h às 11h. São ministrados semestralmente, iniciando no primeiro ou segundo sábado de março e agosto, com encerramento previsto para o último sábado de junho e novembro.

As matrículas são feitas no primeiro dia de aula, diretamente no CECIPE.

 

CRIANÇA EVANGELIZADA, JOVEM SEGURO, ADULTO EQUILIBRADO.

 

ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

 

 

 

Temos turmas nas sextas-feiras, no horário de 15h às 17h e também nos sábados, no horário de 18h às 20 h.

A atividade do ESDE fundamenta-se nas palavras de Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. No entanto, o ESDE é profundamente relacional, exigindo, em sua própria dinâmica, a interação entre as pessoas.

Sendo o estudo regular e sistematizado do Espiritismo o seu objeto, o ESDE busca estimular o aprendizado e a vivência do Espiritismo de forma contínua, tendo como base as obras codificadas por Allan Kardec e o Evangelho de Jesus.  ESDE propõe, assim, à coletividade, a todos os participantes — estudantes, coordenadores, facilitadores ou colaboradores nas atividades de apoio — estudar e vivenciar o Espiritismo de forma regular e contínua, atendendo à moral cristã e aos aspectos evolutivos da ciência e da filosofia.

O ESDE oferece aos interessados a oportunidade do estudo conjunto, tornando-os capacitados a buscar por si mesmos, por meio da pesquisa individual, os parâmetros norteadores do seu processo evolutivo, aproveitando a oportunidade da reencarnação para realizar, agora, o que vem adiando, muitas vezes por séculos e até milênios, e que passa necessariamente pelo conhecimento e pelo exercício da fraternidade e da caridade em sua mais ampla expressão. O ESDE, portanto, é estudo que convida à prática da vivência cristã. É um desafio imenso, que exige a criação e manutenção de ambiente propício à interação, por meio da qual cada um tenha a oportunidade de identificar os elementos que o auxiliem no autoconhecimento e na compreensão do próximo, todos sempre conscientes do propósito da autossuperação e da importância do apoio mútuo.

Para cursar o ESDE é necessário ter 18 anos completos no primeiro dia de aula.

As inscrições são realizadas semestralmente no site do CECIPE, www.cecipe.org.br/página inicial, clique no quadradinho: Inscrições ESDE e EADE, ou pessoalmente, na nossa Livraria Renascer.

O período de inscrição é informado no site e também no CECIPE, nas palestras públicas e no quadro de avisos.

 

EADE – Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita

 

 

Temos turmas nos sábados, no horário de 18h às 20 h.

O EADE tem como proposta proporcionar ao espírita a oportunidade de aprofundar temas que conduzam à reflexão sobre a importância da melhoria moral, tendo em vista o progresso do Espírito.

Tem como objetivos favorecer o desenvolvimento da consciência espírita, necessário ao aprimoramento moral do ser humano e aperfeiçoar o conhecimento do Espiritismo, por meio de estudos, leituras, pesquisas, análises, correlações e reflexões de assuntos existentes nas obras espíritas de referência.

Para cursar o EADE é necessário comprovar ter cursado o ESDE há 3 anos, no máximo.

As inscrições são realizadas semestralmente no site do CECIPE, www.cecipe.org.br/página inicial, clique no quadradinho: Inscrições ESDE e EADE, ou pessoalmente, na nossa Livraria Renascer.

O período de inscrição é informado no site e também no CECIPE, nas palestras públicas e no quadro de avisos.

 

Estudo da Mediunidade – Teoria e Prática

 

 

 

A mediunidade é faculdade inerente à própria vida e, com todas as suas deficiências e grandezas, acertos e desacertos, são qual o dom da visão comum, peculiar a todas as criaturas.

Como instrumentação da vida, surge em toda a parte. Não está circunscrita ao Espiritismo. Nos diz o Espírito Emmanuel no prefácio do livro Mediunidade e Sintonia que “mediunidade é força mental, talento criativo da alma, capacidade de comunicação e de interpretação do espírito, ímã no próprio ser”.

Ainda nos oferece André Luiz, através da psicografia de Chico Xavier, no livro Evolução em Dois Mundos, que “a mediunidade é faculdade inerente à própria vida, (…) qual o dom da visão comum, peculiar a todas as criaturas, responsável por tantas glórias e infortúnios na Terra”. A mediunidade , quanto à sua natureza, varia de indivíduo para indivíduo, conforme a caminhada evolutiva e as necessidades espirituais de cada ser.

Em O Livro dos Médiuns, Allan Kardec define que “todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por este fato, médium”. Ao generalizar a mediunidade como não sendo privilégio de ninguém, ele também acrescenta: “Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva”.

O Curso de Mediunidade – Teoria e Prática oferecido no CECIPE é restrito aos alunos que concluíram o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita e desejam participar de atividades mediúnicas. Nosso curso de mediunidade parte teórica tem duração de dois semestres e a parte prática de até três anos. O programa focaliza aspectos fundamentais relacionados à prática mediúnica, propriamente dita, usual na Casa Espírita. Os conteúdos doutrinários do curso estão firmemente assentados nos princípios da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec e nos valores morais do Evangelho de Jesus.

As inscrições para o estudo teórico são realizadas anualmente, feitas somente por intermédio de convite àqueles que completaram o ESDE no ano anterior no CECIPE.

As aulas acontecem nas terças-feiras de 20h às 22h e nas quintas-feiras, de 15h às 17h.

Os cursos do estudo teórico acontecem de março a junho e de agosto a novembro. 

Após completar o estudo teórico, que é de um ano, os Participantes são encaminhados para o prático da mediunidade.