top of page

Estudo da Doutrina  Espírita

Para mais informações sobre as atividades abaixo, acesse:

Evangelização Espírita Infanto-Juvenil

Evangelização Espírita Infanto-Juvenil é toda a atividade voltada ao estudo da Doutrina Espírita e à vivência do Evangelho de Jesus junto à criança e ao jovem.


Sua ação visa:

 

  • Promover a integração do evangelizando consigo mesmo, com o próximo e com Deus; 

  • Proporcionar o estudo da lei natural que rege o Universo e a natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Preâmbulo); e

  • Oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como ser integral, crítico, consciente, participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo a toda perfeição de que é suscetível. (Cecília Rocha e equipe. Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infanto-juvenil. 4. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2011).

No CECIPE, oferecemos:

 

  • Evangelização de Gestantes e Bebês Chiquinho Xavier (EGBC): Gestantes e Bebês até 2 anos.

    • Para as atividades de Evangelização de Gestantes e Bebês, os seres ainda em formação no ventre de suas  mãezinhas, assim como os bebês até dois anos,  recebem o Evangelho de Jesus com a adaptação necessária para  seu entendimento. São utilizados os mesmos assuntos citados nas Apostilas  da FEB.​

  • Evangelização Maria de Nazaré (EMANA): Crianças de 03 até 12 anos.

    • Nas atividades com crianças de 03 até 12 anos, utilizamos as Apostilas da FEB, específicas para cada faixa etária.​

  • Juventude Espírita André Luiz (JEAL): Jovens de 13 anos em diante.

    • Nas atividades de Evangelização com os jovens, dos 13 aos 18 anos, são realizados estudos, palestras e dinâmicas, à luz da Doutrina Espírita, dos temas sugeridos pelos próprios jovens, além de dois encontros anuais com esportes, teatros e artes e atividades de conhecimentos espíritas.​

    • São realizadas campanhas beneficentes com as crianças e jovens: doação   de gêneros alimentícios e de higiene para as famílias catalogadas na atividade Campanha da Fraternidade “Auta de Souza" do CECIPE. As atividades referentes a artes em geral, estão inseridas no horário das aulas como recurso de aprendizagem.

  • Grupo de Pais Meimei (GPM): Responsáveis pelas crianças e pelos jovens frequentadores. Nas atividades junto ao Grupo de Pais são tratados temas referentes à família e à sociedade.


Os cursos acontecem aos sábados, de 09h às 11h. São ministrados semestralmente, iniciando no primeiro ou segundo sábado de março e agosto, com encerramento previsto para o último sábado de junho e novembro.


     As matrículas serão feitas pelo formulário eletrônico disponibilizado abaixo ou presencialmente, no primeiro dia de aula, sempre pelos responsáveis pelas crianças e jovens.

     Ficam disponíveis durante todo o ano letivo e são processadas pela Secretaria da Evangelização, que enviará uma mensagem de confirmação ao e-mail do responsável citado no formulário.

"CRIANÇA EVANGELIZADA, JOVEM SEGURO,

ADULTO EQUILIBRADO."

Matrículas abertas

ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

   A atividade do ESDE fundamenta-se nas palavras de Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. No entanto, o ESDE é profundamente relacional, exigindo, em sua própria dinâmica, a interação entre as pessoas. Sendo o estudo regular e sistematizado do Espiritismo o seu objeto, o ESDE busca estimular o aprendizado e a vivência do Espiritismo de forma contínua, tendo como base as obras codificadas por Allan Kardec e o Evangelho de Jesus.


  ESDE propõe, assim, à coletividade, a todos os participantes — estudantes, coordenadores, facilitadores ou colaboradores nas atividades de apoio — estudar e vivenciar o Espiritismo de forma regular e contínua, atendendo à moral cristã e aos aspectos evolutivos da ciência e da filosofia. O ESDE oferece aos interessados a oportunidade do estudo conjunto, tornando-os capacitados a buscar por si mesmos, por meio da pesquisa individual, os parâmetros norteadores do seu processo evolutivo, aproveitando a oportunidade
da reencarnação para realizar, agora, o que vem adiando, muitas vezes por séculos e até milênios, e que passa necessariamente pelo conhecimento e pelo exercício da fraternidade e da caridade em sua mais ampla expressão.

 

 O ESDE, portanto, é estudo que convida à prática da vivência cristã. É um desafio imenso, que exige a criação e manutenção de ambiente propício à interação, por meio da qual cada um tenha a oportunidade de identificar os elementos que o auxiliem no autoconhecimento e na compreensão do próximo, todos sempre conscientes do propósito da auto-superação e da importância do apoio mútuo.


Para cursar o ESDE é necessário ter 18 anos completos no primeiro dia de aula.

As inscrições são realizadas semestralmente pelo site do CECIPE ou pessoalmente, na nossa Livraria Renascer.

                  Turmas Presenciais:  Sextas-feiras, no horário de 15h às 17h e aos sábados, no horário de 18h às 20h.

                
              O período de inscrição é informado no site e também no CECIPE, nas palestras públicas e no quadro de avisos.

Matrículas encerradas

EADE – Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita

     O EADE tem como proposta proporcionar ao espírita a oportunidade de aprofundar temas que conduzam à reflexão sobre a importância da melhoria moral, tendo em vista o progresso do Espírito. Tem como objetivos favorecer o desenvolvimento da consciência espírita, necessário ao aprimoramento moral do ser humano e aperfeiçoar o conhecimento do Espiritismo, por meio de estudos, leituras, pesquisas, análises, correlações e reflexões de assuntos existentes nas obras espíritas de referência.


Para cursar o EADE é necessário comprovar ter cursado o ESDE há 3 anos, no máximo.


As inscrições são realizadas semestralmente pelo site do CECIPE ou pessoalmente, na nossa Livraria Renascer.

                         Turmas presencias: Sábados, no horário de 18h às 20h.

                
             O período de inscrição é informado no site e também no CECIPE, nas palestras públicas e no quadro de avisos.

Matrículas encerradas

Estudo da Mediunidade – Teoria e Prática

   A mediunidade é faculdade inerente à própria vida e, com todas as suas deficiências e grandezas, acertos e desacertos, é qual visão comum, peculiar a todas as criaturas.

   Como instrumentação da vida, surge em toda a parte, não está circunscrita ao Espiritismo. Nos diz o Espírito Emmanuel no prefácio do livro Mediunidade e Sintonia que “mediunidade é força mental, talento criativo da alma, capacidade de comunicação e de interpretação do espírito, ímã no próprio ser.” Ainda nos oferece André Luiz, através da psicografia de Chico Xavier, no livro Evolução em Dois Mundos, que “a mediunidade é faculdade inerente à própria vida, (...) qual o dom da visão comum, peculiar a todas as criaturas, responsável por tantas glórias e infortúnios na Terra.”

 

  A mediunidade, quanto à sua natureza, varia de indivíduo para indivíduo, conforme a caminhada evolutiva e as necessidades espirituais de cada ser. Em O Livro dos Médiuns, Allan Kardec define que “todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por este fato, médium.” Ao generalizar a mediunidade, Allan Kardec define como não sendo privilégio de ninguém, ele também acrescenta: “Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva."

   O Curso de Mediunidade – Teoria e Prática - oferecido pelo CECIPE é restrito aos alunos que concluíram o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita e desejam participar de atividades mediúnicas. Nosso curso de mediunidade parte teórica tem duração de dois semestres e a parte prática de até três anos. O programa focaliza aspectos fundamentais relacionados à prática mediúnica, propriamente dita, usual na Casa Espírita. Os conteúdos doutrinários do curso estão firmemente assentados nos princípios da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec e nos valores morais do Evangelho de Jesus.

 

   As inscrições para o estudo teórico são realizadas anualmente, feitas somente por intermédio de convite àqueles que completaram o ESDE no ano anterior no CECIPE.

As aulas acontecem nas terças-feiras de 20h às 22h, e nas quintas-feiras de 15h às 17h.
 

      O estudo teórico da mediunidade acontece de março a junho e de agosto a novembro. Após completar o estudo teórico os participantes são encaminhados para o prático da mediunidade.

bottom of page