top of page

Pioneiros

Adamastora América de Andreazzi

  Mineira de Belo Horizonte, nascida em 12/10/1921 e faleceu em 24/06/2014. Aos 17 anos seguiu a vocação de professora primária ensinando crianças da periferia na capital mineira. Aos 26 anos casou-se e teve duas filhas e em um evento familiar conheceu o Sr. Rolleman, grande colaborador da Fraternidade Irmão Glacus, que relatou para a D. Adamastora problemas pessoais de seus familiares sem mesmo conhecê-los. Ele lhe perguntou se já havia ouvido falar em Doutrina Espírita. Ela respondeu que não. Ele, Sr. Rolleman, sugeriu que lesse O Evangelho Segundo o Espiritismo. Para a sua alegria passou a compreender o fato acontecido com o Sr. Rolleman e por anos vivenciou o conceito de que a “Doutrina Espírita era libertária”. Em meados de 1958, mudou-se para Brasília com o marido. Conheceu um grupo de pessoas que se reuniam com o propósito de estudar e praticar o Espiritismo, do qual faziam parte Dr. Lydio Diniz, D. Rosinha, sua esposa, e outros. Começava a nascer o Grupo da Fraternidade Cícero Pereira. A Instituição GFCP já realizava as atividades doutrinárias e mediúnicas e foi demandada pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude, em meados da década de 70 para o acolhimento das mães solteiras. A Instituição colocou todos os esforços nesse sentido. D. Dora por mais de 40 anos à frente do exercício de Fraternidade e Caridade, oportunizou o desenvolvimento de vários projetos:

  • CAMEGE (Casa do Menor e da Gestante): 1974/2007;

  • Centro de Profissionalização às Famílias em Processo de Inclusão Social: 1998/2011;

  • Escola Infantil Cícero Pereira: 1987 aos dias de hoje;

  • Centro Espírita da Fraternidade Cícero Pereira: desde 1974 até hoje.

 

  O Centro Espírita da Fraternidade Cícero Pereira – CECIPE agradece a todos os Associados, Dirigentes, Voluntários, Parceiros, Amigos, Funcionários e Frequentadores, enfim a todos que fizeram, fazem e farão parte dessa linda história de amor.

Lydio Diniz Henriques

  Dr. Lydio era Presidente da OSCAL – Organização Social Cristã André Luiz, com sede  em  Belo Horizonte, possuía Grupos da Fraternidade filiados e espalhados por diversos estados do Brasil, muitos dos quais ele ajudou a criar. Sua maior missão, a OSCAL, era implantar no Planalto Central uma Cidade com crianças, sendo estas menores desamparadas, em lares família.

  E em meados da década de 1960, mudou-se com a família para Brasília para ficar mais próximo da Cidade da Fraternidade e melhor poder desenvolver o projeto de sua fundação. Aqui ele sentiu a necessidade de criar um novo Grupo da Fraternidade, tanto para os trabalhos espirituais quanto para os de assistência social.

  Assim, juntamente com um grupo de pioneiros abnegados foi fundador da Instituição Cícero Pereira e, mais tarde, como um  departamento a CAMEGE, voltada para a assistência das crianças e de suas mães.

  A obtenção do terreno junto ao GDF foi um passo fundamental para seu desenvolvimento, que sempre contou com a efetiva participação da comunidade espírita de Brasília. Seus resultados atestam o acerto de sua criação.

bottom of page